O que é o Programa de Controle Médico Ocupacional (PCMSO)?

Publicado em: 28/09/2020

O PCMSO é a sigla pela qual é conhecido o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.  Com base nos dados do PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), o médico do trabalho estuda como a presença de alguns agentes no ambiente de trabalho podem afetar a saúde dos colaboradores de uma empresa.

 

Por que seguir o programa?

Porque toda atividade de trabalho oferece algum tipo de risco para os colaboradores: seja o desenvolvimento de uma tendinite por causa de uma ação repetitiva ou risco de explosão por manuseio errado de líquido inflamável.

A legislação brasileira olha para a saúde física

A medicina ocupacional segue o que diz a lei. A legislação hoje ainda dá ênfase à saúde e à integridade física dos trabalhadores. Fala-se muito pouco de saúde mental. As poucas menções feitas tratam de aspectos psicológicos que podem provocar algum acidente.

Como um risco pode afetar a saúde do colaborador?

De muitas maneiras e depende muito da atividade. Vamos aos exemplos! Se você fabrica telhas usadas na construção civil, o seu produto pode conter amianto, que é um componente químico que pode causar uma série de doenças nas pessoas. Se você tem um restaurante, precisa ficar alerta às condições de higiene e à saúde da equipe que prepara as refeições, afinal, há várias doenças que podem contaminar os alimentos e, por tabela, adoecer o seu cliente. 

O que o PCMSO pede?

O PCMSO é um plano de monitoramento da saúde dos funcionários. Com base nos riscos ocupacionais, no nível da exposição e nas atividades dos colaboradores, o médico indica exames e a frequência em que devem ser repetidos. Com um histórico de dados da saúde, o médico pode avaliar os efeitos da exposição de um determinado agente no trabalhador.

Para que mais o PCMSO serve?

Quando o trabalho de monitoramento se torna um hábito dentro da empresa, além de prevenir doenças, o PCMSO reduz o número de faltas, afastamentos e processos trabalhistas.

Nem todas as empresas precisam do PCMSO

A partir de março de 2021, algumas empresas não terão mais a obrigação de elaborar o programa médico. Porém, os exames clínicos ocupacionais continuam sendo obrigatórios. Se você tem dúvidas se precisa fazer exames complementares, dê uma olhada nos nossos outros posts ou pergunte para a gente nas redes sociais.

Para saber mais:

  • A lei que estabeleceu a obrigatoriedade do PCMSO é a Norma Regulamentadora 7 (NR-07)  do Ministério do Trabalho e Emprego. A última alteração da lei pode ser vista aqui
  • O excelente documentário “Não Respire – Contém Amianto”, dos diretores André Campos, Carlos Juliano Barros e Caue Angeli, é um trabalho investigativo que fala de segurança e saúde do trabalho na indústria de amianto. O filme mostra a importância do monitoramento da saúde dos funcionários.

A ZINQ utiliza cookies para melhorar sua experiência em nosso Site. Ao continuar navegando você concorda com as condições previstas em nossa Política. Para mais informações, consulte aqui.

Open chat
Olá! Nós somos a Zinq. Conectamos empresas e funcionários a clínicas de medicina do trabalho de todo o Brasil. Para iniciar o seu atendimento, por favor, informe o seu nome e a cidade onde precisa de serviços.
Verified by MonsterInsights